quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Mas afinal, o que é cultura underground?

 A palavra Underground vem do inglês como Subterrâneo, pois a cultura underground teve inicio no metrôs de Londres, a movimento cultural traz a contestação e busca aquilo que está por baixo da cultura “arrumadinha”. Sendo algo que foge dos padrões comerciais, dos modismos e que está fora da mídia. A Cultura Underground pode estar relacionada a produção musical, as artes plásticas, a literatura, ou qualquer forma de expressão artística da cultura urbana contemporânea.
Festival Woodstock de 1969, grande marco da contracultura.
Ela também tem a influencia da contracultura, que foi um movimento dos anos 60, que surgiu com uma nova forma de mobilização e contestação social baseada em novos meios de comunicação em massa. Jovens inovando estilos, com um espírito mais libertário, focada principalmente nas transformações da consciência, dos valores e do comportamento, na busca de outros espaços e novos canais de expressão para o indivíduo e pequenas realidades do cotidiano.
Banda Velvet Underground and Nico
Música underground é aquela que desenvolve um número considerável de adeptos. Este tipo de música de um modo geral possui pouco ou nenhum apelo de massa, visibilidade ou presença comercial. O termo música underground tem sido aplicado a diversos movimentos artísticos, como a música psicodélicapunk rock e hardcorerock alternativogrunge, algumas formas de heavy metal, além de outros mais.
                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário