quarta-feira, 14 de março de 2012

60's: Anos Dourados e de rebeldia!

No início da década de 60, a modernização do Brasil e o desenvolvimento das telecomunicações tinham causado o crescimento as cidades e desenvolvimento de uma cultura urbana, sintonizada com os acontecimentos políticos, sócias e culturais de outros países.
O Rock n’ Roll e a música pop internacional conquistaram amplas parcelas da nossa juventude desde o final dos anos 50. Em 1961 surgiu o surf music, que estourou com os The Beach Boys.O Rockabilly ainda continuava, mas o que marcou mesmo foi o surgimento dos The Beatles e Rolling Stones, junto com eles chegavam novos costumes e uma nova moda, cabelos compridos para homens e minissaia para mulheres, o uso de droga e o questionamento de valores tradicionais, como casamento. 
A metade da década de 60 foi à época do lema “Paz e Amor’’, bandeira do movimento Hippie. Que defendia o fim das guerras e liberdade sexual. Nos Estados Unidos Bob Dylan criticava a política norte-americana de cultuar guerras. As músicas de Janis Joplin, The Who, Jimi Hendrix também faziam sucesso!Pink Floyd começou a ganhar fama e The Doors e Led Zeppelin surgiram no final da década.
Woodstock foi um festival de realizado em agosto de 1969 nos Estados Unidos. Anunciado como "Uma Exposição Aquariana: 3 Dias de Paz & Música". O festival marcou a era hippie e a contracultura do final dos anos 1960 e começo de 70.O evento original provou ser único e lendário reconhecido como um dos maiores momentos na história da música. 
Foi também a época da ativa participação política da juventude. Nos Estados Unidos protestava-se contra guerra do Vietnã. Na França os estudantes ocupavam as universidades tentando aliviar se aos trabalhos para derrubar o governo. No Brasil passeatas contestavam o poder dos militares. O muro de Berlim é construído e a Pop-Art (arte produzida para o consumo de massa) entra no mundo da publicidade.

Nesta época a juventude se torna o modelo absoluto na maneira de vestir e de se comportar.O surgimento da pílula anticoncepcional foi responsável pelo comportamento sexual feminino mais liberal. As mulheres começaram a lutar por direitos iguais aos dos homens.

A década acabou, as rebeliões foram sufocadas, a guerra do Vietnã continou por mais alguns anos. O sonho acabou como declarou John Lennon em 70 com o fim da banda. Mas os anos 60 sempre será identificado com a década da rebeldia, da liberdade sexual e da participação dos jovens na política.
Faça Amor, não faça guerra! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário