segunda-feira, 19 de março de 2012

60's: Jovem Guarda

A partir da década de 1960, o cenário cultural brasileiro passou a vivenciar tempos de impressionante mudança. Pela popularização dos meios de  comunicação e do contato com manifestações de outros países. A nova década que se inicia vem com promessa de mudanças de comportamento provocada pelo Rock’n Roll. Os anos 60, acima de tudo, viveram uma explosão de juventude em todos os aspectos. Era a vez dos jovens, que começavam a se opor à sociedade de consumo vigente.

Em 1960, surgiu o movimento brasileiro Jovem Guarda que mesclava música, comportamento e moda. Surgiu com um programa de televisão brasileiro exibido pela Record, a partir de 1965. A juventude brasileira experimentava novas formas de expressão que os inseria enquanto agentes ativos de sua cultura. A expressão Jovem Guarda começou a ser usada com a estréia do programa da  Record, foi tirada de um discurso de Lenin, onde dizia "O futuro pertence à jovem guarda porque a velha está ultrapassada"

Os integrantes do movimento foram influenciados pelo Rock n’ Roll da década de 1950 e 60, caíndo no gosto de vários jovens que se identificavam com as músicas de Elvis Presley, Chuck Berry, Beatles e Rolling Stones. No Brasil, novos cantores e bandas de rock apareciam na cena musical da época, como os reis do “iê, iê, iê” embalados pelo som das guitarras elétricas e do ritmo ditado pelas baterias. Em suas letras a meta era falar de amor, aquele amor simples, de promessas honestas, paixões adolescentes e beijos roubados.

Os jovem-guardistas não ligavam muito para o papo de estética nacionalista: cabelos longos, calças justas, minissaias, sedução e rebeldia marcaram essa fase onde o que valia era o ritmo frenético e que tudo mais fosse pro o inferno!

Entre os artistas do movimento destacaram-se  Celly Campelo, Roberto Carlos, Erasmo Carlos , Wanderléa, Vanusa, Eduardo Araújo ,Ronnie Cord, Ronnie Von, Paulo Sérgio, Wanderley Cardoso, Bobby di Carlo, Jerry Adriani, Rosemary, Leno e Lilian, Demétrius, Os Vips, Waldirene, Diana, Sérgio Reis, Sérgio Murilo,Trio Esperança, Ed Wilson, Evaldo Braga e as bandas, Os Incríveis, Renato e Seus Blue Caps, Golden Boys e The Fevers.
A Jovem Guarda talvez tenha sido o mais ingênuo manifesto da música popular feito no Brasil, que surgiu num universo habitado por brotinhos, rapazes tentando ter fama de mau e calhambeques.Muitos consideram o fim do movimento juntamente com o fim do programa, em 1968, mas podemos dizer que se estendeu até meados de 1970.
A partir dos anos de 1990, regravações da Jovem Guarda foram feitas por outros grupos que fizeram sucesso entre os adolescentes. O brotinha afinal envelheceu, e as músicas estão no coração das pessoas sendo memórias da juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário